Nem só de pão vive o homem

Nem só de pão vive o homem
mas também de observar

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher

Não sou apologista de se festejar um "Dia" disto ou daquilo, quando todos os dias merecem festejos pois todos os dias existem para os que se pretendem homenagear com a criação desse tal "dia".

No entanto, hoje é o da Mulher e há razões fortes para essa celebração pois de há muito tempo que a mulher luta para não ser descriminada pelo simples facto de ser mulher.

As razões históricas para o Dia Internacional da Mulher ser a 8 de Março (algumas, pelo menos):

Em 8 de Março de 1857 foi violentamente reprimido um movimento de greve de operárias têxteis em Nova York, as quais protestavam contra as suas condições de trabalho inumanas.

Em 8 de Março de 1908, 15 000 mulheres manifestaram-se em Nova York para conseguirem melhor salário, o direito de voto e a abolição do trabalho infantil.

Em 1910, em Copenhaga, durante a conferência internacional das mulheres socialistas, foi decidido criar um “Dia Internacional da Mulher”, a partir de uma proposta de Clara Zetkin, representante do Partido Socialista da Alemanha.

E apesar de já mais de 100 países terem assinado a Convenção para a eliminação de qualquer forma de descriminação em relação às mulheres, ainda falta um longo caminho para se conseguir atingir esse objectivo.

1 comentário:

  1. Tu dizes "Não sou apologista de se festejar um 'Dia' disto ou daquilo", mas olha que parece que por vezes é preciso para "refrescar" a mente de algumas pessoas. Eu disse só "refrescar", porque para "alterar" é capaz de não ser suficiente.

    ResponderEliminar