Nem só de pão vive o homem

Nem só de pão vive o homem
mas também de observar

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Vamos meditar?

Foto da minha autoria

O cérebro de pessoas experientes em meditação parece estar mais em forma, ter mais capacidade de concentração e ser mais eficiente a evitar situações de stress e confusão mental. As conclusões são de um estudo da universidade de Yale, EUA, publicado em Novembro na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.
O estudo analisou dois grupos – um de pessoas experientes em meditação e outro de pessoas que se estavam a iniciar na prática – e recorreu a exames de ressonância magnética para analisar a atividade cerebral de cada grupo.
Os resultados demonstram que os praticantes de meditação mais experientes são capazes de “desligar” áreas do cérebro relacionadas com stress, ansiedade, hiperatividade e défice de atenção, uma vez que controlam mais eficazmente um circuito cerebral denominado por Default Mode Network (DMN).
De acordo com os autores do estudo, as pessoas com mais experiência em meditação são capazes de desligar parte deste circuito aumentando a sua capacidade cognitiva e de concentração. Os meditadores mais experientes conseguiram desligar esta rede tanto quando estavam a meditar como quando estavam apenas em repouso.
Estudos anteriores, como o que foi divulgado em 2010 pela universidade de Illinois (EUA), indicam que uma perda de coordenação no DMN é um sintoma comum do envelhecimento cerebral e, em casos extremos, pode ser um marcador de doenças como o Alzheimer.

Fonte: Boas Notícias

7 comentários:

  1. Hum... estou a achar estranho que tu, ultimamente, estás a convidar-nos muito para a meditação e para a reflexão. Será que achas que estamos a ficar todas Alzheimadas e nos queres dar uma ajudinha? Pela positiva, entenda-se!

    ResponderEliminar
  2. Mas não sou eu que me intitulo "zen"...tu é que deste a "deixa" aqui há uns tempos.

    ResponderEliminar
  3. Eu??? Desculpe lá, se faz favor, foi a Bézinha é que iniciou essa trapalhada da amiga "zen". Foi uma confusão dela num dia em que tinha levado uma pancada na cabeça por parte de uma prateleira qualquer... E, no entretanto, repito aqui a tal definição: "Ser zen é ser activo. É estar forte e decidido. E caminhar com leveza, mas com certeza. É auxiliar a quem precisa, no que precisa e não no que se idealiza."
    Pelo que não me parece que, mesmo "zen" que eu fosse, me detivesse muito em meditações... Enfim, mas eu até que medito de vez em quando, pelo que afinal não devo ser muito "zen".

    ResponderEliminar
  4. Então quer dizer que quem pratica a meditaçao, no teu entender, não pode ser activo, estar forte e decidido, nem caminhar com leveza e certeza, nem auxiliar quem precisa...etc.???
    Sabes o que é meditaçãO, amiga?

    ResponderEliminar
  5. Lucinha, tu queres é "cumbersa", mas (isto sim, à moda antiga) "eu não estou par...dala"!
    MeditaçãO, com o O grande no fim, não sei bem o que é... Mas meditação normal, essa sim, conheço bem... e pratico (nas horas vagas, em que não sou "zen"). Mas que conversa irritante logo no princípio do ano. Se fosses mais novinha do que nós, já te mandava calar. Quem é que te mandou fazer anos???

    ResponderEliminar
  6. Pasma só, saíu-me a Palavra "Hitlers". Que diabo...

    ResponderEliminar
  7. Deve ser por falta de meditação...

    ResponderEliminar