Nem só de pão vive o homem

Nem só de pão vive o homem
mas também de observar

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Soneto do amigo


Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.

É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.

O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica.........

VINICIUS DE MORAIS

9 comentários:

  1. Nada mais verdadeiro! Estes três versos, lembram-me uma amiga, de quem muito gosto, mas que a vida nos distanciou geogràficamente....Gostei muito.

    Enfim, depois de tanto erro passado
    Tantas retaliações, tanto perigo
    Eis que ressurge noutro o velho amigo
    Nunca perdido, sempre reencontrado.

    É bom sentá-lo novamente ao lado
    Com olhos que contêm o olhar antigo
    Sempre comigo um pouco atribulado
    E como sempre singular comigo

    ResponderEliminar
  2. É isso aí, minha velha e singular amiga...

    ResponderEliminar
  3. Vá lá, vou estragar o sentimentalismo, mas do Porto a Lisboa são só duas horitas...

    ResponderEliminar
  4. E quem te disse que a referida amiga estava em Lisboa?

    ResponderEliminar
  5. É curioso que ninguém comentou a fotografia que eu acho linda...está foi tirada pelo Pedro.

    ResponderEliminar
  6. Porque julgo que ela se estava a referir a ti. E também se não era, essa amiga deve estar ou em Lisboa ou em Paris (e continuam a ser na mesma só duas horitas, desta feita de avião).
    Se me engano, ora desculpa lá, Milú.

    ResponderEliminar
  7. Comecei a escrever a resposta à tua pergunta, interrompi por uns minutos, voltei e enviei o comentário. Já tinhas entretanto falado sobre a foto tirada pelo Pedro. Tinha achado a foto linda, mas hesitei em comentar, porque exactamente não disseste que a autoria era do Pedro. E como me pareceu que a foto era a preto e branco e não "reconheci" nem a água nem a única árvore que se vê reflectida... sorry!

    ResponderEliminar
  8. Pois é... esta é daquelas fotografias que se encontram nos livros de fotógrafos famosos...
    Por isso é que eu acho que devemos sempre pôr os autores das ditas...a não ser quando não se sabe!
    E a Srella tem razão, parece a preto e branco, está muito boa.
    Beijocas ao Pedro.

    ResponderEliminar
  9. Não há que estranhar os erros de frappe da "desaparecida". Ora vi agora que para a minha amiga Bé passei a ser "Srella". O Raul gostou e diz que vai passar a chamar-me "Srellinha". Está bonito...

    ResponderEliminar