Nem só de pão vive o homem

Nem só de pão vive o homem
mas também de observar

domingo, 13 de novembro de 2011

Para as minhas amigas "zen"...


O meu coração arde como fogo


Soyen Shaku (1859-1919), um roshi, mestre do Zen-budismo japonês, (ch. laoshi) da escola Rinzai, disse um dia: «Meu coração arde como fogo. Mas meus olhos são frios como cinzas mortas». Ele propôs as seguintes regras de vida[10]:

De manhã, antes de vestir-se, acenda incenso e medite.
Coma a intervalos regulares e deite-se a uma hora regular.
Coma sempre com moderação e nunca até ficar plenamente satisfeito.
Receba as suas visitas com a mesma atitude que tem quando está só.
E, quando só, mantenha a mesma atitude que tem quando recebe visitas.
Preste atenção ao que diz e, o que quer que diga, pratique-o.
Quando uma oportunidade chegar, não a deixe passar,
mas pense sempre duas vezes antes de agir.
Não se deixe perturbar pelo passado. Olhe para o futuro.

A sua atitude deve ser a de um herói sem medo,
mas o coração deve ser como o de uma criança, cheio de amor.
Ao retirar-se, ao fim do dia, durma como se tivesse entrado no seu último sono.
E, ao acordar, deixe a cama para trás, instantaneamente, como se tivesse deitado fora um par de sapatos velhos.

8 comentários:

  1. Não precisavamos do Soyen Shaku para nos ditar estas regras, que, julgoeu, todos conhecemos, pena é não as pormos em prática...Mas é bom sempre relembrá-las.
    Já agora esclarece-me esta dúvida, aquela da "cientista" era para mim? Se era dar-te-ei a "risposta"

    ResponderEliminar
  2. A Milú, que até concorda com as regras de vida que o Soyen Shaku propôs, está muito "sentida" com o facto de lhe teres chamado "cientista", Lu. Já se manifestou na publicação anterior, mas, como não lhe deste resposta, continua a exigir uma explicação... Não será a altura da Milú começar a aplicar uma das ditas regras de vida do Soyen Shaku, como por exemplo, "a sua atitude deve ser a de um herói sem medo, mas o coração deve ser como o de uma criança, cheio de amor"??? Esquece lá a "cientista", que a Lu só te quis elogiar...

    ResponderEliminar
  3. Vamos lá ver se nos entendemos Dra Stella. O "soit disant" elogio da Lu, não me incomodou nada, agora o tu me mandares aplicar a regra de vida do nosso amigo Shaku (a sua atitude......amor) nem parece teu. Sou mais que uma heroína sem medo, ou acredita que não aguentaria. Quanto ao meu coração, deve ser mesmo o de uma criança, pois mais amor não é possível dar, mas está bem, eu desculpo-te, deve ser ainda a ressaca...

    ResponderEliminar
  4. Nem de propósito, na verificaçao de palavras, saiu-me "infight"!

    ResponderEliminar
  5. Oh Milú, essa da "cientista" já vem de trás, de um "desafio-adivinha" que publiquei e ao qual não respondeste...ora vai lá ver no post chamado "mais uma adivinha"...
    Além disso, tens que concordar que de todas és a que dá respostas mais científicas...talvez porque tenhas a wikipedia mais à mão... daí o "epíteto" que te atribuimos. Mas se não gostas, retiro já o que disse...longe de mim aborrecer a minha amiga.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Curiosamente estavamos a escrever ao mesmo tempo. Esta costuma acontecer com a Stella, desta vez foi a Milú e ainda por cima sente-se "infight"...

    ResponderEliminar
  7. Lurdinhas, se há pessoa que eu considere que tem um coração cheio de amor para dar... és TU! E o que eu disse não foi "ressaca" do S. Martinho (benenosa!), foi sim uma brincadeira para te fazer rir. Pelos vistos surtiu efeito contrário, mas eu não quero a minha amiga magoada comigo, de forma alguma. E vê-se que és uma "heroína", pois, mesmo no meio da "magoadela", desculpaste-me logo (embora a desculpa fosse baseada numa justificação errada...). Abaixo o "infight"!!!
    E não te esqueças de responder à publicação da Lúcia "Mais uma adivinha" do dia 5 de Novembro, ò "Cientista"! (kof, kof, kof)

    ResponderEliminar
  8. Não sou "amiga" nem percebo nada de Zens.
    Mas acho que o Shaku, cheio de razão certamente, devia ser um shatu cheio de juízo certamente...
    Certamente...
    Com certeza...
    Um shatu...
    Plim!

    ResponderEliminar