Nem só de pão vive o homem

Nem só de pão vive o homem
mas também de observar

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Século XXI ?

Século XXI! Planeta Terra! Avanços fantásticos da ciência! Lua, Marte, Saturno, eu sei lá onde já se conseguiu chegar! Internet, mundo global. E, no entanto…crianças morrem neste mesmo mundo global simplesmente porque não têm acesso a água potável! Não me satisfaz pensar que não tenho culpa…que nada posso fazer, etc., etc. Aderi a um movimento que parece fazer alguma coisa, mas é tão pouco, que ninguém nota a gota de água deste oceano tão vasto e tão deprimente.
Então de repente encontrei na net, salvo erro no fb, esta informação que achei fabulosa, assim seja possível pô-la em prática em todos os países que sofrem desta calamidade.


“Já está a ser utilizado na Etiópia e apenas podemos esperar que rapidamente chegue a todos os países que sofrem com a falta de água. O "Warka Water" é uma criação dos dois arquitectos Arturo Vittori e Andreas Vogler, do estúdio Architecture and Vision, e foi apresentado pela primeira vez na Bienal de Veneza de 2012. A ideia é que a enorme torre consiga recolher a humidade do ar, por condensação, e depositar a água resultante num recipiente. A torre tem 10 metros e é capaz de gerar 100 litros de água por dia. A estrutura é feita em bambu e tem um revestimento de plástico reciclado, tudo para que não sejam necessários materiais poluentes. Tudo é muito fácil de montar, por módulos, e no final apenas pesa 60 kg. A invenção foi concebida para que a água potável chegue a sítios onde é quase impossível de existir de forma natural. Dessa forma, melhoram-se substancialmente as condições de vida daquelas pessoas, bem como a sua forma de subsistência. “

17 comentários:

  1. As coisas que tu sabes Lúcia! Só é pena tu e as nossas amigas se terem feito "sócias" do FB, deixando para outras núpcias os Blogue. Eu, até já raramente aqui venho. Voltando agora ao Warka Water, felizmente que Deus dotou seres com grande inteligência e generosidade, pois só assim se vai conseguindo tapando as "imperfeições" que rodeiam o Mundo e o ser humano. Mas já pensaste quantas torres seriam necessárias para melhorar as condições de vida da população Mundial. Será que algum dia isso será possível? Eu bem gostaria e peço a Deus que assim seja, mas permito-me duvidar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Milú, Sabes que o fb serve-me muitas vezes para uma certa alienação relativamente aos problemas que me fazem sofrer sem que eu consiga fazer alguma coisa para os resolver. Além disso, agora aqui pelo alentejo já está mais fácil o acesso aos blogues, mas até há muito pouco tempo era exasperante a espera e o comentar alguma coisa que não era aceite (sabe-se lá porquê) e ter que recomeçar e já não sair igual...enfim, faltava a paciência. Agora já está melhor. Vamos a ver se se mantém.

      Eliminar
  2. Bastava que alguns "chefes" dos governos desses países, não se "governassem" tanto e fossem comprando dessas torres.
    Mas eles não devem ir ao Facebook....

    ResponderEliminar
  3. Felizmente ainda há quem vá, n'est-ce pas?

    ResponderEliminar
  4. Lucinha, mas não se fala aqui da "evaporação", que também deve ser aqui infelizmente um problema a considerar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh minha amiga, eu disto não percebo nada, não sei se feliz ou infelizmente! Fiquei contente com o vislumbrar de uma solução para quem sofre com este sério problema, mas não investiguei nada. Acredito que quem inventou o sistema tenha pensado nessa tal de evaporação...certamente que sim.

      Eliminar
    2. Também não percebo nada e creio bem que nesses cérebros, felizmente bem iluminados, esse pormenor não terá ficado por resolver. Só comentei porque já tenho observado essa situação em muitos casos de condensação, mas que são meramente casuais e não pensados ou provocados. Assim tudo isto resultasse e fosse de fácil concretização!

      Eliminar
  5. Mas afinal quem é que aqui falou de evaporação?

    ResponderEliminar
  6. Amigas, falam de "condensação"....Vê-se logo que não fizeram cursos de salvamento nos aviões....para isso lá estávamos nós!
    Fazia parte do material de salvamento dos barcos, uma espéciede de bóias, fechadas, que encheríamos com água salgada e que em consequência da "condensação" iria parar a um recipiente já dessalinizada....para se poder beber enquanto esperávamos por socorro....Claro que isto era no século passado...hoje há GPS, aviões e barcos muito mais rápidos e, ou te recolhem tão rápido que nem tens tempo de ter sede ou desapareces rápidamente....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é preciso fazer cursos de salvamento para saber o que é condensação. Mas olha que, infelizmente os GPS, aviões e barcos rápidos não chegam tão rápido aos países com falta de água referidos no texto da Lúcia. Dá-lhes muito tempo para obterem uma boa condensação...

      Eliminar
    2. E olha, que engraçado: as palavras de verificação que ultimamente se têm resumido a números, agora apareceu-me "sensible..."! Eles tão a ver!...

      Eliminar
  7. "sensible" fico eu. Com que então "enviesada"? Ora vai lá ao teu comentário D. Stella, de 20.11 às 20h39.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Lurdinhas, eu falei em "evaporação" precisamente por não vir referida no texto que a Lúcia publicou. E aí nasceu a conversação. Porquê a tua pergunta a seguir, mais propriamente às 22:01 h?

      Eliminar
  8. És "muita" bruta!
    Não é por ter feito cursos de salvamento que sei da condensação.....
    Mas por neles ter tomado conhecimento dos tais "aparelhómetros".....

    ResponderEliminar
  9. Stella vai ao comentário da Lúcia, às 23h41 e logo vês quem falou primeiro em evaporação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Milú, ela estava exactamente a responder ao meu comentário anterior das 20:39 h. REPITO-TE: fui eu a primeira a falar em evaporação, "criticando" o facto de no texto não se falar disso! Mas pronto, julgo que já todas percebemos a confusão.

      Eliminar