Nem só de pão vive o homem

Nem só de pão vive o homem
mas também de observar

domingo, 30 de setembro de 2012

Um regresso...poético (só podia)


As Sem Razões do Amor


Eu te amo porque te amo.
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.

Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.
 
Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.

Eu te amo porque não amo
bastante ou de mais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.

Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.

Carlos Drummond de Andrade, in 'O Corpo'
 

5 comentários:

  1. A foto é da minha autoria...digam lá se não é bonita?...eheheh (gaba-te cesto).
    Sei que devia ter posto esta informação junto da mesma, mas o novo formato do blog, confundiu-me e...pronto, fica aqui.

    ResponderEliminar
  2. Bem "retornada", amiga! A foto é bonita... mas é onde? (já para não perguntar o que é, porque suponho que estás a inclinar-te para a foto "de pormenor" e, assim sendo, percebo o que é - e cheira-me a Zambujeira...). O poema é... um amor!

    ResponderEliminar
  3. O poema é um Sem palavras soltas, mas algo interregatórias. Contudo, lindo, ou não fosse do Drummond. A fotografia é algo enigmática. A mim parece-me uma construção na areia, feita por ti ou o Pedro nas vossas horas de ócio. Dependendo do lado como se vê, pode parecer o Neptuno, voltado ao contário ou quem sabe, umas daquelas cabeças de índio de que a Tellinha tanto gosta!! Mas que está linda, está.

    ResponderEliminar
  4. Não pus a fotografia para provocar concursos de enigmas, mas simplesmente porque gostei dela. Foi tirada na praia da Amoreira (costa vicentina) perto de Aljezur e não foi nenhuma construção artificial, pois muito naturalmente já lá estava. Tenho mais algumas do mesmo género que irei mostrar brevemente.
    Beijinhos, amigas...já esteve com saudades destas andanças.

    ResponderEliminar
  5. Esta é das tais fotografias que não interessa saber onde é ou o que é. É bonita e pronto!

    ResponderEliminar